Cenáculo de Amor – uma história de fé e superação

Cenáculo de Amor – uma história de fé e superação

Realizada em 2003, a primeira edição do Cenáculo de Amor aconteceu na época de Pentecostes, na Paróquia São João Bosco. A idéia surgiu depois que o então pároco, Pe. Chicão, pediu que Nando Mendes, que na época era coordenador do grupo de oração Filhos de Maria, organizasse a Vigília de Pentecostes da comunidade. Foi montada uma boa estrutura, voltada prioritariamente aos jovens, com cenário e convidados conhecidos na diocese de Santo Amaro.  Poucas pessoas participaram, porém isso não impediu que o evento acontecesse e fosse maravilhoso.

A partir dessa primeira experiência, Nando sentiu no coração que o evento devia se chamar Cenáculo de Amor. Resolveu tentar novamente, mas dessa vez não mais dentro da igreja. O músico sentiu-se impulsionado a fazer um evento mais ousado, na praça do bairro. Assim começou o “Cenáculo de amor” como e hoje: um evento de Pentecostes, campal e gratuito.

Na abertura do segundo Cenáculo de Amor, em 2004, o Pe. Chicão presidiu a santa missa e, em seguida, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Depois, o evento seguiu com testemunhos e dois shows: Nando Mendes e Ministério Caminho Seguro, de São José dos Campos (SP). Nesse evento, um fato curioso: Nando precisou dormir no palco, na noite anterior ao evento, para cuidar do palco, que havia sido emprestado.

O evento foi um sucesso, reuniu cerca de mil pessoas. Porém, esteve prestes a ser cancelado, devido a uma chuva de granizo. Caso a chuva não parasse, o evento teria que voltar a acontecer dentro da igreja. “Foi então que senti que deveria chamar a banda para o palco, e a chuva iria parar. E parou. Então o evento pôde começar”, lembra Nando. Após esse acontecimento, o pároco pediu que o Cenáculo de Amor fosse realizado todos os anos.

Devido ao grande sucesso do ano anterior, em 2005 foram mantidas a mesma estrutura e os mesmo convidados, porém o público foi maior. Com isso, em 2006, o evento teve que mudar de local. Mesmo com a mudança de pároco,  o evento continuou com o respaldo que havia conquistado nos três anos anteriores e deu um novo passo, convidando o Ministério Adoração e Vida para fazer o seu primeiro show no Cenáculo de Amor. “A música Cenáculo de Amor foi composta numa parceria entre eu e o cantor Walmir Alencar, fundador do Ministério Adoração e Vida, e era um grande desejo meu ter a presença dele no evento”, lembra Nando.

Outra presença marcante naquele ano, foi a do bispo de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo, que deu sua bênção ao evento. Na ocasião, o Cenáculo de Amor reuniu um público estimado em 3 mil pessoas.

Em 2007, o Ministério Adoração e Vida voltou a marcar presença no Cenáculo de Amor. No ano seguinte, além de Nando Mendes e Ministério Adoração e Vida, o evento também contou com a participação do cantor e produtor musical Tony Daniel, lançando seu primeiro CD solo. Porém o mais marcante para toda a equipe do Cenáculo de Amor foi quando Dom Fernando Figueiredo pediu para avançarmos a águas mais profundas e manifestou o desejo de que o evento tomasse novas proporções, passando a ser diocesano.

A meta para o Cenáculo de Amor 2009 é torná-lo diocesano, melhor localizado e com uma estrutura melhor e mais ousada na evangelização. Todos os anos, o evento recebe o apoio da Renovação Carismática Católica (RCC) da diocese de Santo Amaro.

O Cenáculo de amor em 2009, conta ainda com uma nova comissão organizadora, são eles: Pe.Anderson Andrade, Pe.Osvaldo Vieira, Pe.Luciano Coelho  com Nando Mendes, idealizador do Cenáculo de amor.

One thought on “Cenáculo de Amor – uma história de fé e superação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s