Novos colaboradores do reino!

         

         Estamos no final deste mês vocacional e entrando no mês da Bíblia, e a Liturgia nos leva a refletir se estamos ou não respondendo com generosidade o chamado que Jesus nos faz. Por ser um tempo propício para renovarmos nosso compromisso com o Senhor e  reafirmarmos nossa  decisão por Ele, partilho com vocês um belíssimo trecho do evangelho, que veio ao meu coração enquanto orava. É a passagem onde São Lucas nos relata em detalhes Jesus chamando os primeiros discípulos e deixando claros indícios de que Ele estava começando ali a ampliar o seu campo de missão e a conquistar novos colaboradores para o seu reino, ou seja, novos seguidores.

”Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes, subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe para que afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.
Quando acabou de falar, disse a Simão: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.” Simão respondeu-lhe: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.” Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.” É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros.
Então Jesus disse a Simão: “Não temas; doravante serás pescador de homens.” E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram. (Lc 5,1-11)


        Independente do nosso estado de vida ou da missão que fomos chamados e agraciados pelo Senhor; a Palavra de Deus é alimento e fonte de sabedoria para nós; é ela que nos direciona segundo a vontade de Deus. Foi exatamente isso que aconteceu com esses discípulos na pesca milagrosa, observaremos a figura de Pedro: ele primeiro precisou obedecer por meio da fé à palavra de Jesus para se tornar um pescador de homens e em seguida chefe da nossa igreja. Com isso é possível concluir que Pedro expressou grande estima e respeito pelo Senhor quando disse: “mas por causa de tua palavra, lançarei a rede”, afinal, Pedro tinha ficado à noite inteira trabalhando sem sucesso, mesmo sendo um excelente pescador e conhecedor do mar. Isso nos prova que o segredo do sucesso está em ouvir a voz do Senhor, acolhe-la com generosidade. Então Jesus nos pergunta, como estamos administrando a nossa vida? Será que em nosso trabalho, em nossas famílias, ou até mesmo em nossos momentos de lazer Deus tem ficado de fora? Desta forma, Pedro experimentou seu fracasso humano e ao mesmo tempo seu êxito ao obedecer a Jesus.
Antes mesmo de Simão Pedro deixar tudo para seguir Jesus, o Senhor precisou entrar literalmente no mundo dele e dos outros discípulos. Era possível imaginar o desânimo e a tristeza que aqueles pescadores deveriam estar sentindo, pois estavam estacionados consertando as redes, antes de Jesus chegar e subir na barca da vida deles. Deste modo, Jesus pode tocá-los e usá-los como instrumentos para saciar a sede do povo.
Jesus usou de sabedoria e paciência quando pediu que se afastassem um pouco da terra, ou melhor, das coisas da terra para experimentar as coisas do céu. À medida que foram percebendo que valia à pena deixar tudo para seguir Jesus, atracaram então as suas barcas e os seguiram. Jesus nos convida a cada dia a segui-lo e a sermos também colaboradores do seu reino.

                                                                                             

Deus abençoe!

Um abraço, 

Nando Mendes

One thought on “Novos colaboradores do reino!

  1. Deus seja Louvado! Belíssima passagem, e esta reflexão foi de grande valia pra mim hoje, meu irmão.
    Que este blog continue levando a palavra de Deus a muitas outras pessoas, e que o Senhor ilumine cada vez mais a sua missão.
    Abração

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s